Educação Infantil

Pré-Escola I

O Pré 1 recebe crianças com quatro anos completos ou fazendo 4 anos até 31 de março. Nesta fase do desenvolvimento elas gostam da companhia dos colegas, mantendo contatos mais prolongados com eles. As brincadeiras são em grupos variados, mas normalmente separados por gênero: os meninos brincam de luta, representando o bem e o mal, os monstros e os super-heróis.  As meninas adoram brincar de casinha e fingir que são mães cuidando de suas bonecas, ou imersas no mundo da fantasia com fadas e princesas.

Na Escola aprendem a compartilhar, a trabalhar em grupo e a ajudar o outro. As brincadeiras coletivas e individuais são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e da afetividade, e permitem a inserção de regras de convivência. Seu senso de humor também é ótimo e gostam de fazer palhaçadas para os outros rirem.

A linguagem oral está bem desenvolvida conseguindo estabelecer conversas entre os pares e com os adultos. A fase das curiosidades ainda não passou e agora eles querem saber sobre questões mais complicadas como o nascimento e a morte. Também aparecem os medos infantis. Primeiro se assustam com os monstros, com o escuro, e com o tempo, esses medos passam a ser abstratos, como o medo da morte e o medo de errar.

Sua coordenação motora fina é boa e começam a aparecer detalhes em seus desenhos e pinturas. Escreve seu nome em letra bastão e arrisca outros nomes. Sua curiosidade pelo “mundo letrado” está desperta e pergunta pelo o que está escrito. Já lê rótulos de produtos conhecidos. Parece fascinada pelas letras.

Utiliza os diferentes espaços da Escola, como quadra, biblioteca, pátio, parque em diferentes propostas pedagógicas, além de sua sala de atividades. O estabelecimento das rotinas ainda é importante nesta idade, atendendo às necessidades básicas e contribuindo para a formação de hábitos de higiene e sociais.

Venha conhecer nossa Escola numa visita sem compromisso.